O que é o Rondon?

O Projeto Rondon Nacional é organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com as prefeituras que receberão os rondonistas. Ele tem como objetivo aprimorar a cidadania de universitários, por meio de ações que ajudem a desenvolver o município.

A Operação Cambará faz parte da Operação Rondon Regional que acontecerá no norte pioneiro do Paraná, a qual não está vinculada com o Projeto Rondon Nacional, mas possui basicamente os mesmos princípios.

Esta será a primeira operação regional no Paraná, e o norte pioneiro foi escolhido para esse início. A Universidade Estadual de Ponta Grossa está coordenando a operação, que terá sede no município de Jacarezinho. Outro estado que também realiza operações regionais é Santa Catarina, onde é organizado pela Universidade Estadual de Santa Catarina e tem a participação de outras instituições do estado.

O Rondon atua na cidade por meio de oficinas, palestras, aulas e demais atividades com a população, as quais tem a finalidade de ajudar a desenvolver algo no município. Por isso, a participação da população é tão importante, já que os rondonistas apenas darão encaminhamento a projetos e ações que o município dará continuidade.

Na Universidade, o Rondon é considerado um projeto de extesão, pois visa a integração da Universidade com a sociedade. Dois professores e oito universitários participarão de cada operação.

A Operação tem início com a divulgação do edital para a inscrição das Universidades. Para participar, cada instituição precisa elaborar um projeto de ação que abranja as necessidades de todos os municípios participantes, mas que depois será adaptado ao município de atuação. Caso a universidade seja selecionada, é aberto um novo edital, por meio da Diretoria de Extensão, para a inscrição dos professores que desejam participar. Após a seleção dos professores, os alunos podem realizar a inscrição por meio de um  novo edital.

Com todos os possíveis participantes inscritos, os professores selecionados realizam uma Viagem Precursora, na qual conhecem a cidade em que atuarão. Essa viagem tem a finalidade de conhecer as características e necessidades do local, para que os projetos sejam mais efetivos. Além disso, os professores precisam conhecer pessoas do município que possam contribuir e auxiliar o projeto.

Em seguida é realizada a primeira seleção dos estudantes. Nessa seleção, é feita uma dinâmica de grupo para conhecer a atuação de cada um em conjunto. Posteriormente, é feita uma entrevista escrita, para conhecer as características individuais de cada um. Dentre os participantes, são escolhidos dez alunos para continuar na operação.

Com isso, os alunos recebem mais instruções sobre o projeto e informações sobre o município. Então, em seguida, os projetos começam a ser desenvolvidos e selecionados. Assim, é feito um cronograma de atuação e os materiais necessários são providenciados. Pouco antes da viagem são selecionados os oito alunos que participarão efetivamente da operação.

A Operação Cambará acontecerá entre os dias 23 de julho e 05 de agosto. No dia 23 todos os rondonistas da Operação Regional se reunirão na cidade de Jacarezinho, para a abertura da operação e posteriormente se encaminharão para os seus respectivos municípios, com o intento de iniciar os trabalhos no dia seguinte.

Durante a operação são realizadas diversas atividades simultaneamente, com diferentes objetivos e público-alvo.

Por fim, a operação se encerra também no município sede, no caso Jacarezinho, e os rondonistas voltam para suas casas com muitas vivências para contar.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o Rondon, deixe nos comentários e nós a responderemos!

Anúncios

2 comentários sobre “O que é o Rondon?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s