Conheça mais sobre Cambará!

1
Cidade de Cambará

Cambará é um município brasileiro situado no norte pioneiro do estado do Paraná, possuindo população em média de 25 mil habitantes. O nome Cambará faz referência ao arbusto cambará que é muito encontrado na região, acesse o post de boas vindas do blog para ver uma imagem desta planta!

A origem do município tem por base determinados atrativos naturais da região. Entre os quais: a madeira de lei, a árvore Cambará e a terra roxa. Tais riquezas atraíram imigrantes com o intuito de explorá-las, ou com o objetivo de cultivar café, milho ou feijão.

Outro atrativo natural foi o Ribeirão Alambari, próximo do qual se instalaram as primeiras famílias na região de Cambará. Além do ribeirão, o Rio Paranapanema também passa pela cidade; sendo que foi construída a primeira usina hidrelétrica deste rio entre as cidades de Cambará e Salto Grande, tendo o nome de Usina de Salto Grande, já que o salto que foi alagado para a sua construção tinha tal nome.

No campo político e jurídico, ressalte-se que no ano de 1920 foi criado o distrito judiciário de Cambará, no município de Jacarezinho. Somente em 1924 é que Cambará tornou-se município.

Do ponto de vista arquitetônico, no centro do município é possível observar as variedades de prédios que estampam o progresso paulatino da cidade. Assim, a arquitetônica da cidade é um museu aberto, repleto de cultura, para quem deseja conhecer mais sobre a história paranaense.

Atualmente, os pontos turísticos que merecem destaque são: o Parque Alambari, a Praça Dr. Miguel Dinizo, o Mirante do Cristo Redentor e a Estação Ferroviária. A estátua do Cristo Redentor está situada em um dos pontos mais altos do município, e possibilita uma visão panorâmica da cidade.

Dê-se destaque, também, para a Estação Ferroviária, obra a qual está impregnada de historicidade, e ainda guarda a memória de um tempo de expansão e desbravamento da região. Ressalte-se que a mesma iniciou suas atividades em 1925, fazendo o trajeto São Paulo-Paraná, sendo uma espécie de “vaso comunicante” entre os dois estados.

2
Estação Ferroviária de Cambará

No vértice educacional, Cambará possui seis Colégios Estaduais, cinco Escolas Municipais, três Escolas Particulares, além de dois Centros de Educação Infantil Municipais e dois Conveniados, que atendem crianças até 05 anos de idade.

No âmbito desportivo, o município teve representantes no Campeonato Paranaense de Futebol. Dentre tais representantes estão: a Associação Atlética Cambaraense, o Cambará Atlético Clube, o Clube Esportivo e Recreativo Operário e a Sociedade Esportiva Matsubara.

Cambará é um município rico em história, porque faz parte da essência do estado do Paraná. Conhecendo Cambará é possível enriquecer-se culturalmente, pois se estará conhecendo mais sobre o surgimento e desbravamento do estado paranaense. Sendo assim, os rondonistas da Operação 2017, ficam felizes por poder contribuir e aprender com um município historicamente tão importante.

Você pode “passear” por Cambará através da ferramenta Street View do Google Maps!

Para saber mais sobre o município acesse:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s